Barra Lateral de Controles

A barra lateral de controles fornece acesso imediato às funções básicas das telas de cadastro:

 

 

1)O botão 'Novo' cria um registro, ou seja, efetua um cadastro.

2)O botão 'Alterar' edita determinado registro. Permite o acesso à todos os campos do cadastro, habilitando-os para que assim possa ser efetuada a manutenção desejada.

3)O botão 'Excluir' elimina determinado registro. Como a execução deste comando é irreversível (exceto por restauração de backup), uma confirmação é solicitada ao usuário:

 

 

4)O botão 'Gravar' executa a confirmação de todas as alterações efetuadas no registro atual. Tecnicamente, significa armazenar os dados no banco, permitindo assim o futuro acesso destes.

5) O botão 'Cancelar' desfaz quaisquer alterações efetuadas no registro atual, retornando os dados originais em caso de alteração.

6)O botão 'Duplicar' cria um novo registro, baseado no registro atual. O procedimento possui certas particularidades, dependendo do tipo de dado (alguns campos não serão duplicados, como códigos sequenciais, situações, detalhes específicos, etc.).

7)O botão 'Relatório' fornece uma lista de todos os relatórios que envolvam o cadastro na seleção de seus dados. Ex: Um relatório de clientes agrupados por cidade será listado tanto no cadastro de clientes, quanto no cadastro de cidades.

8)O botão 'Localizar' executa uma espécie de pesquisa rápida, listando inicialmente todos os dados disponíveis, e permitindo a aplicação de filtros. Uma vez selecionado o registro desejado, a tela de pesquisa é fechada, e a tela de cadastro reposiciona o cursor, disponibilizando o cadastro completo daquele registro.

9)A barra de navegação deve ser utilizada para mover-se de um registro à outro, permitindo assim uma localização manual do registro desejado.

10) O botão 'Atualizar' efetua a sincronização da tela com o banco de dados. Muito útil em determinadas situações, onde há vários usuários utilizando o sistema ao mesmo tempo, ou quando o usuário efetua um cadastro secundário, e deseja utilizá-lo em determinada tela. Ex: Ao emitir uma nota fiscal de saída, o usuário verifica que o cliente em questão ainda não está cadastrado. Não será necessário fechar a tela de emissão, basta abrir o cadastro de clientes, efetuar o cadastro, e atualizar a tela de emissão, assim o novo cliente estará disponível para seleção.

11) O botão 'Ajuda' é uma espécie de atalho para este arquivo de ajuda, localizando automaticamente o tópico relacionado com a tela em questão.

12) O botão 'Sair' fecha a tela.

 

Além dos botões visíveis, podem ser utilizados os atalhos, bem como o menu (aberto com o botão direito do mouse) :

 

 

Além de todas as funcionalidades já apresentadas, o menu possui duas funções extras:

 

1)Permite ao usuário salvar um screenshot do estado atual da tela. Pode ser utilizado para reportar alguma possível falha do sistema, o que agiliza sua detecção/correção.

2)Templates são padrões de registros. Caso o usuário identifique que suas operações em determinado cadastro são muito semelhantes, um template pode ser criado com estas informações, e carregado posteriormente, facilitando assim o preenchimento dos dados.