Emissão de Contas A Pagar

Emissão de Contas A Pagar

A emissão de contas a pagar permite o registro e manutenção de valores que a empresa deve à terceiros.

 

 

1)Data da emissão da conta, que serve como base para o cálculo das datas das parcelas. É preenchido com a data atual por padrão ao criar um novo registro;

2)Fornecedor com o qual a empresa possui o débito;

3)Centro ao qual será atribuído o custo;

4)Cobrança bancária utilizada, no caso de pagamento por boleto. Caso possua taxa de impressão informada, o valor será atribuído à cada uma das parcelas, e o total será informado no totalizador 'Taxa de Impressão'. Caso seja necessário desconsiderar este valor, pode ser desmarcada a caixa de seleção 'Considerar taxa de impressão';

5)Condição de pagamento, responsável pela geração das datas de vencimento das parcelas. Caso possua acréscimo/desconto, o valor incidirá sobre o total, sendo informado no totalizador 'Cond. Pagamento'. Caso seja necessário desconsiderar este valor, pode ser desmarcada a caixa de seleção 'Considerar ajuste da condição de pagamento';

6)O tipo de geração das parcelas define se o valor será dividido entre as parcelas geradas ou se ele será o valor de cada uma das parcelas (utilizado geralmente para contas mensais fixas, das quais sabe-se o valor aproximado e também que serão pagas durante todo tempo de operação da empresa, como energia elétrica, água, telefone, etc.);

7)Caso a condição de pagamento possua entrada (parcela com 0 (zero) dias), este campo estará habilitado para que o valor seja informado.

8)Padrão de lançamento contábil à ser adotado no momento da criação dos lançamentos;

9)Forma de pagamento sugerida no momento em que os pagamentos forem efetuados, permitindo a alteração para outra forma qualquer.

10)Moeda à qual se referem os valores presentes no documento;

11) Valor bruto da conta, sem incidência de variações (acréscimo, desconto, taxa de impressão, cond. pagamento);

12) Desconto concedido, em valor ou percentual;

13) Acréscimo, em valor ou percentual;

14) Dados do documento responsável pela geração da conta. Contas emitidas através de documentos do sistema permitirão a alteração de apenas algumas de suas informações, afim de manter a integridade dos dados. Para alterá-las por completo, basta abrir o documento de origem.

 

A aba 'Parcelas' contém as frações do valor total conforme a condição de pagamento selecionada:

 

 

A edição da parcela permite o ajuste manual dos valores. Lembrando que a soma do valor total das parcelas deverá ser o valor total da conta:

 

 

A aba 'Pagamentos' contém todos os pagamentos efetuados para a parcela em questão: