Importação de NFe de Entrada (xml)

Importação de NFe de Entrada (xml)

O wizard para importação de NFe de entrada tem como objetivo simplificar o processo de lançamento das notas fiscais de entrada para controle de estoque, custo, relatórios gerenciais, etc. A importação divide-se em 5 etapas listadas a seguir:

 

Etapa 1: Seleção do Arquivo XML

 

Nesta primeira etapa, o sistema solicitará a identificação do documento eletrônico que será importado.

 

 

1)Permite a importação a partir de um arquivo local, geralmente recebido via e-mail pelo próprio fornecedor;

2)Permite a importação a partir da chave de acesso da NFe. O sistema enviará a confirmação da operação (caso necessário) e efetuará o download do arquivo xml da receita federal.

3)Permite a importação a partir de um NSU (Número Sequencial Único). O sistema enviará a confirmação da operação (caso necessário) e efetuará o download do arquivo xml da receita federal.

 

Etapa 2: Relação de Críticas ao Cabeçalho

 

Nesta etapa, o sistema irá listar possíveis críticas aos dados principais do arquivo.

 

 

 

1)Lista de críticas. A coluna 'Status' indica se a crítica deverá/poderá ser solucionada antes de prosseguir a importação. Os tipos de crítica e suas possíveis soluções são:

 

a)O arquivo informado não pôde ser encontrado;

i.Esta crítica não é passível de solução. Informe um arquivo que esteja presente no computador.

 

b)O arquivo informado parece não conter uma NFe válida;

i.O formato do arquivo não pôde ser interpretado pelo sistema como uma NFe. Verifique o conteúdo do mesmo.

 

c)A NFe contida no arquivo não foi aprovada;

i.O arquivo possui formato válido e pôde ser interpretado pelo sistema, porém a NFe contida no mesmo não está aprovada. Verifique com o fornecedor para que seja efetuado o envio da mesma à receita federal.

 

d)Já existe uma nota fiscal de entrada com este Número e Série;

i.Nota fiscal de entrada já incluída no sistema. Caso necessário, o registro pode ser excluído e a importação sobrescreverá a NFe incluída anteriormente.

 

e)CNPJ/CPF do destinatário da NFe não coincide com o CNPJ/CPF da empresa ativa no sistema;

i.O arquivo possui formato válido, pôde ser interpretado pelo sistema e possui informações de uma NFe aprovada, porém aparentemente não foi emitida para a empresa ativa no sistema.

 

f)Fornecedor não cadastrado no sistema;

i.O emitente da NFe não pôde ser localizado nos cadastros do sistema. O cadastro do mesmo pode ser efetuado pelo próprio wizard, utilizando os dados contidos no arquivo. Como o xml da NFe possui apenas algumas das informações cadastrais das entidades envolvidas na operação, é aconselhado que seja feita uma revisão dos dados gerados para posterior utilização dentro do sistema.

 

g)Há mais de um fornecedor cadastrado com o CNPJ/CPF do emitente desta NFe.

i.O emitente da NFe pôde ser localizado nos cadastros do sistema, porém mais de um registro foi encontrado. Selecione dentre os registros listados ou, se preferir, verifique o cadastro em duplicidade para que o sistema não retorne esta mesma crítica em importações posteriores.

 

2)Solução desejada para a crítica selecionada na lista (item 1);

3)Botão que aplica a solução selecionada (item 2).

 

Etapa 3: Informações Adicionais p/ o Cabeçalho

 

Nesta etapa, o sistema irá solicitar algumas informações/opções acerca da geração da nota fiscal de entrada dentro do sistema.

 

 

1)Série a ser utilizada na nota fiscal de entrada. Informe uma série eletrônica apenas em casos de importação de mercadorias do exterior, situação em que a NFe importada deverá ser enviada e aprovada;

2)Natureza de operação a ser utilizada na nota fiscal de entrada;

3)Data/Hora da entrada efetiva da mercadoria na empresa;

4)Custos acessórios não informados pelo fornecedor, como imposto de importação, despesas aduaneiras, IOF, etc;

5)Método de localização dos produtos dentro do sistema. A opção selecionada determinará como o sistema irá localizar o produto contido no arquivo nos cadastros do sistema, devido ao fato de que cada fornecedor possui seu próprio sistema e seus próprios códigos/referências e descrições para os itens;

6)Determina se o estoque do produto ou de seus componentes será movimentado.

 

Etapa 4: Relação de Críticas aos Itens

 

Nesta etapa, o sistema irá listar possíveis críticas aos itens contidos na NFe do arquivo.

 

 

1)Lista de críticas. A coluna 'Status' indica se a crítica deverá/poderá ser solucionada antes de prosseguir a importação. Os tipos de crítica e suas possíveis soluções são:

 

 

a)Produto não pôde ser localizado.

i)O sistema não pôde localizar o produto em questão, segundo os critérios informados na etapa 3. Caso o produto já tenha sido cadastrado no sistema, selecione dentre os listados; Caso contrário efetue o cadastro a partir dos dados do arquivo.

 

b)Mais de um produto encontrado.

i)O sistema localizou mais de um registro para o produto em questão, segundo os critérios informados na etapa 3. Selecione dentre os listados qual dos registros corresponde ao item da NFe.

 

c)Unidade de medida não encontrada.

i)O sistema não pôde localizar a unidade de medida em questão. Caso a mesma já tenha sido cadastrada no sistema com uma sigla diferente, selecione dentre os registros listados; Caso contrário, efetue o cadastro a partir dos dados do arquivo.

 

d)Há mais de uma unidade de medida com esta sigla.

i)O sistema localizou mais de um registro para a unidade de medida em questão. Ex: 'CX' (caixas) possui mais de um cadastro, afim de identificar a quantidade de itens contidos (caixa c/ 5, caixa c/ 10, caixa c/ 20, caixa c/ 30, caixa c/ 50), situação em que deverá ser selecionada a unidade correta dentre as listadas.

 

e)CFOP não encontrado.

i)O CFOP não pôde ser encontrado. Efetue o cadastro de forma convencional e informe os parâmetros para sua correta utilização dentro do sistema.

 

f)CFOP não possui CFOP inverso informado.

i)O CFOP foi encontrado, porém não possui informação no campo 'CFOP Inverso'. Como o emitente da NFe utiliza CFOP's de saída, o sistema utiliza o CFOP inverso para o registro da entrada. Selecione dentre os registros listados para que o sistema efetue automaticamente o preenchimento da informação no cadastro.

 

g)Nenhuma natureza de operação cadastrada com o CFOP em questão.

i)O sistema não pôde localizar nenhuma natureza de operação com o CFOP especificado no item. Caso queira informar uma natureza de operação com CFOP diferente, selecione dentre os registros listados; Caso contrário, efetue o cadastro a partir dos dados do arquivo.

 

h)Há mais de uma natureza de operação cadastrada com o CFOP em questão.

i)O sistema localizou mais de uma natureza de operação contendo o CFOP informado no item. Selecione a natureza de operação correta dentre os registros listados.

 

4)Solução desejada para a crítica selecionada na lista (item 1);

5)Botão que aplica a solução selecionada (item 2).

 

Etapa 5: Conclusão

 

Nesta etapa, será concluída a operação de importação da NFe contida no arquivo.

 

 

1)Cria a nota fiscal de entrada no sistema. Após a criação, há a possibilidade de emissão de manifestação do destinatário e de uma conta a pagar.