Markup

Markup

O que é Markup?

 

Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de preço margem, que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

 

Como funciona o cálculo do Markup ?

 

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do markup onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.

 

(+) Custos

(+) Despesas

(+) Impostos

(+) Lucro

(=) Preço de venda

 

Estes elementos podem ser cadastrados em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Variáveis de Markup :

 

Após cadastradas todas as variáveis que incidem sobre o valor de venda final do produto, devem ser criadas uma ou mais configurações de markup em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Configurações de Markup, onde serão inseridas as variáveis necessárias e seus respectivos valores/percentuais:

 

 

 

As configurações criadas deverão ser atribuídas aos produtos finais, através do grupo, do produto ou do próprio produto final. Os produtos configurados estarão disponíveis em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Formação do Valor de Venda Através do Markup:

 

 

Para cada variável cadastrada serão criadas duas colunas, uma contendo o percentual e outra contendo o valor. O conteúdo destas é carregado do cadastro da configuração informada no produto, porém pode ser informado manualmente, atualizando os valores instantaneamente. Note que apenas estarão disponíveis as colunas que pertencerem à configuração do produto. Ex: o segundo produto (01.01.1.5) possui uma configuração diferente do primeiro (01.01.1.1), a qual não contém percentual/valor de IPI envolvido no cálculo.